Federação das Industrias do Estado do Piauí

Federação das Industrias do Estado do Piauí

O melhor do esporte é aqui !

CURTA A FANPAGE NO FACEBOOK

terça-feira, 27 de junho de 2017

Copa do Brasil: 4 gigantes já fizeram a “ponte de títulos” pra Libertadores

Segundo torneio nacional mais importante do país, a Copa do Brasil surgiu em 1989 com um modelo exclusivo no mata-mata e com a intenção de valorizar ainda mais os times com boa performance nos Estaduais, sendo o único torneio que reúne representantes de todos os estados.
O mais democrático campeonato do país não demorou pra emplacar e ao longo dos anos ganhou ainda mais importância por ser um “caminho mais fácil” para a Taça Libertadores da América, com menos jogos do que o Campeonato Brasileiro.
De 89 pra cá, quatro gigantes brasileiros já conseguiram o êxito agregado que a Copa do Brasil permite: conquistar o título num ano, se classificar para a Libertadores do ano seguinte e vencer o torneio sul-americano.
O primeiro deles foi o Grêmio de Luiz Felipe Scolari, que em 1994 bateu o Ceará para se sagrar campeão do torneio nacional. No ano seguinte, ganhou a Libertadores ao bater na final o Nacional de Medellin.
O mesmo Felipão ainda conseguiria repetir esse feito em outro clube, o Palmeiras. Contratado em 1997 pelo alviverde, Scolari ganhou a Copa do Brasil em 1998 sobre o Cruzeiro, e no ano seguinte ganhou a Libertadores ganhando do Deportivo Cali.
Dois anos antes, o Cruzeiro tinha feito esse caminho, na primeira final que fez contra o Palmeiras. Em 1996, ganhou do timaço dos 100 gols de Vanderlei Luxemburgo e, no ano seguinte, já com outro técnico (Levir Culpi ganhou a Copa do Brasil), Paulo Autuori, o time celeste bateu o Sporting Cristal na final da Libertadores.
O último deles foi o Santos, em quem 2010 ganhou a Copa do Brasil sobre o Vitória, com Dorival Júnior no comando. Em 2011, já com Muricy, venceu o Peñarol na final da competição sul-americana.
Clubes campeões da Copa do Brasil e depois da Libertadores:

Grêmio – 94/95
Cruzeiro – 97/96
Palmeiras – 98/99
Santos – 2010/11

Fonte: Fox Sports
Postar um comentário